Desde que me conheço que oiço falar da "Outra Banda", da "Margem Sul", e da "Costa"..."Então foste para que praia? Fui para a Costa"...
Em 2007, chegamos à conclusão que afinal ninguém sabe como raio se chama realmente uma localidade que já se emancipou e até já é cidade. Tudo este destaque surgiu, em virtude do Inverno rigoroso que afectou a zona nos últimos meses.
Eu já me tinha apercebido deste absurdo na comunicação social, que ao longo do tempo, nos vai brindando com estas pérolas. Mas este fim de semana, enquanto assistia (excepcionalmente) ao programa "A voz do cidadão" da RTP, o assunto voltou à minha mente. Para ajudar, as marés vivas de ontem, voltam a colocar a localidade nos primeiros minutos dos telejornais, ali entre um Conselho Nacional "Fófinho" do CDS-PP e um "Powerpoint" do Sócrates, sendo que, voltei a ouvir e a ler a expressão:
"Costa DE Caparica"
Ora bem, foi preciso chegar a 2007 para ouvir esta expressão??? De onde raio tiraram a ideia do "Costa DE Caparica"???
Depois de alguma pesquisa, cheguei ao
Ciberdúvidas e finalmente fez-se luz, que por acaso não fugia muito da minha própria luz.
Então vamos tirar todas as dúvidas...
Segundo o
Ciberdúvidas, "
Costa da Caparica é como regista o Novo Dicionário Corográfico de Portugal. Também a Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, da Verbo, regista Costa da Caparica, tal como Costa do Castelo, Costa do Marfim e Costa do Sol. Grande parte dos registos na Internet (a começar pela página oficial da Câmara de Almada) registam porém «de».".
Mas, afinal, o que motiva esta hesitação? A
Ciberdúvidas refere que:
"
A hesitação entre de e da tem a sua razão de ser no nome da localidade que foi o núcleo histórico da zona onde se situa a Costa de/da Caparica: o lugar de/da Caparica, conhecido oficialmente como Monte de Caparica, com de, embora correntemente se ouça, diga e até se escreva Monte da Caparica. Para decidir se é de ou da, poderíamos fazer uma pequena exploração no campo da etimologia, mas não teríamos grande sucesso."
Em conclusão e de uma vez por todas, a resposta definitiva está no final do artigo no Ciberdúvidas:
"
Mais tarde, na década de oitenta, surgiu uma corrente que defendia o "de" e não o "da". Após vários anos e com a necessidade de se proceder à legalização dos símbolos heráldicos da freguesia (agora cidade), através da Comissão de Heráldica, foi informada a Junta de Freguesia de que a denominação da terra era a de "Costa da Caparica" e não "Costa de Caparica". Porém e se dúvidas subsistissem, a verdade é que quando foi criada a freguesia e publicado o diploma (Dec.-Lei n.º 37 301) em Diário do Governo de sábado, 12 de Fevereiro de 1949 – 1.ª Série – Número 27, a denominação foi a de Costa da Caparica.» O nome oficial é, por conseguinte, Costa da Caparica."
Meus senhores, é oficial! Parece que afinal é mesmo... "Costa DA Caparica"
Agora vamos a apostas...dos 3 canais portugueses às 20h...quem vai optar por:
Opção 1: "Costa DE Caparica"??
Opção 2: "Costa DA Caparica"??
Opção 3: Quem é a senhora que disse a seguinte frase no final do Conselho Nacional do CDS-PP: "Admite-se!!! O Pires de Lima chamou-o de filho da Puta!!!"
Se tiverem curiosidade, podem ler o
artigo completo do Ciberdúvidas.
Phil